Saúde

BOOM! Seu coração vai explodir, e o responsável será você.

BOOM! Seu coração vai explodir, e o responsável será você.
Que tema mais assustador (BOOM! Seu coração vai explodir, e o responsável será você.), mas o intuito não é assustar, e sim orientar, alertar, divulgar.

Sódio, o que é isto?

O sódio é um elemento de origem mineral, e quando é misturado ao cloro, forma o cloreto de sódio, ou sal de cozinha.
E o que o sódio tem haver com isso? Tudo! Em excesso, ele aumenta o risco de hipertensão, acidentes vasculares cerebrais, catarata, pedra nos rins, câncer de estômago. Como podemos ver acaba o mito de que somente quem tem pressão alta não pode ingerir sal em demasia.
É bem verdade que o sódio tem lá seus benefícios como, por exemplo, regular o ritmo cardíaco e o volume de sangue no corpo, entretanto, cabe a nós regular a quantidade que vamos nos permitir utilizar.

 

Escrevo este post, inspirada em um video recebido por um querido amigo, Francisco Xavier, um grande linguista.
Para assistir ao video, com uma receita alternativa no lugar do miojo, clique aqui. O miojo é o campeão disparado na quantidade de sódio.

 

Quanto de sódio podemos consumir?

 

Nós, brasileiros, ingerimos entre 4 e 6 gramas do mineral por dia, quando a recomendação da American Heart Association é de 2,4. Segundo o Guia Alimentar do Ministério da Saúde, a recomendação diária de consumo de sódio para um adulto é de, no máximo, 1,7g, o que equivale a 5 gramas de sal.
 
Vamos ilustrar isso.
 
 
Só para dar uma ideia, oito pedaços de nuggets têm 5,7 gramas, fritos ou assados. Nossa, uau, ficou assustado? Não é que precise aposentar o saleiro para garantir sua saúde. Mas deve ficar de olhos bem abertos com o que coloca no prato.

Dicas

Primeiro:  Abandonar o hábito de colocar o saleiro na mesa, ou atacar os envelopinhos no restaurante. Vale a pena investir em temperos alternativos, como orégano, hortelã, salsinha, cebolinha, limão, alho, cebola ou azeite. Afinal, não é só o sal que desperta nossas papilas gustativas.

Segundo: Atenção na hora de encher o carrinho no supermercado. Por ser um conservante natural, o mineral é amplamente usado para preservar os produtos, inclusive os doces. “Estima-se que 75% de todo o sódio que consumimos diariamente venha de itens processados industrialmente, com destaque para conservas, embutidos, alimentos em salmoura (picles, azeitonas), mostardas, ketchup, shoyu, molhos para salada e churrasco prontos, consomê, enlatados, temperos prontos, mistura para sucos e sopas em pó”, diz Heloísa. Por essa razão, sempre que possível, prefira alimentos frescos: frutas, legumes, grãos integrais, laticínios.

 

 

Terceiro: Produtos diet e light muitas vezes têm concentrações maiores do mineral em comparação às versões comuns. “Quando o açúcar, que também funcionaria como conservante, é substituído, há necessidade de acrescentar ainda mais sódio”. Mas, como não é uma regra, e o contrário também pode acontecer, o melhor é ficar de olho nas tabelas de informação nutricional dispostas nas embalagens. “Preste atenção nos valores: se o rótulo diz, por exemplo, que uma porção contém 40% de VD (valores diários), significa que você vai ingerir 40% de todo o sódio de que necessita em um dia.beber-agua-emagrece1
Andar com uma garrafinha de água a tiracolo também é ótima pedida, pois, com uma boa hidratação, o organismo retém menos sódio. E saiba que a versão sem gás é a que tem teor adequado do mineral. Sim, até água tem o danado! Estamos rodeados de sódio por todos os lados.
coração
O que o governo está fazendo em relação a esse assunto?
Um acordo do Ministério da Saúde com a indústria alimentícia prevê a redução gradual de sódio em diversas categorias de alimentos no Brasil.
O objetivo é reduzir 1,6 mil toneladas de sódio nos alimentos preparados nos próximos cinco anos, para ajudar no combate a doenças crônicas no país, agravadas pelo alto consumo de sódio, como hipertensão e doenças cardiovasculares

Lista do Ministério da Saúde

 

Pão francês

Teor atual: 648mg/100g

Meta: 586mg/ 100g

Redução: 2,5% ao ano até 2014

 

Batata palha ou frita Teor atual: 720mg/100g

Meta: 529mg/ 100g

Redução: 5% ao ano até 2016

 

Salgadinhos de milho

Teor atual: 1.288mg/100g

Meta: 747mg/ 100g

Redução: 8,5% ao ano até 2016

 

Bolos prontos 

Teor atual: 463mg/100g Meta: entre 204mg/100g e 332g/100g (varia conforme o tipo de bolo)Redução: De 7,5% a 8% ao ano até 2014

 

Misturas para bolo

Teor atual: 568mg/100g
Meta: 334mg/100g (aerados) e 250mg/100g (cremosos)
Redução: De 8% a 8,5% ao ano até 2016

Biscoitos

Teor atual:1.220mg/100g (salgados), 490mg/100g (doces) e 600mg/100g (doces recheados)
Meta: 699mg/100g (salgados), 359mg/100g (doces) e 265mg/100g (doces recheados)
Redução: 7,5% a 19,5% ao ano até 2014

Maionese 

Teor atual: 1.567mg/100g
Meta: 1.052mg/100g
Redução: 9,5% ao ano até 2014
Temos que nos cuidar. E deixar o coração forte para aproveitar o melhor da vida!
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